logo

 




“Educação Inclusiva, Saúde para Todos”

 

“Educação Inclusiva, Saúde para Todos”

 

 

Enquadrada na vertente da promoção da saúde, a VERDEFAM, financiada pela FICASE e a Cooperação Luxemburguesa, com a parceria da Delegação do Ministério de Educação e com a colaboração dos profissionais envolvidos, realiza o projecto “Educação Inclusiva, Saúde para Todos” dirigida às crianças do 1º e 6º ano. Este projecto tem como objectivo principal colmatar as lacunas escolares que são transversais a problemas de saúde, dada a necessidade de cada vez mais implementar medidas para melhoria de condição de vida e melhorar o aproveitamento destas crianças desde o ensino básico no propósito de estes contribuírem para que o nosso Pais tenha bons profissionais e mais ainda, para garantir a sustentabilidade e o futuro de Cabo Verde.

 

O Projecto “Educação Inclusiva, Saúde para Todos” contempla cerca de quinhentos e cinquenta (550) alun@s do 1º e 6º ano, de três Escolas Primárias da Ilha do Sal (Escola Primária da Pretória, Escola Primária Nova e Escola Primária da Palmeira). Deu-se prioridade de acesso às crianças mais carenciadas. Destes quinhentos e cinquenta (550) alun@s trezentos (300) beneficiarão de Consulta Dentária e duzentos e cinquenta (250) beneficiarão de Consulta Dermatológica. O Projecto decorre em três fases, na primeira, fez-se a identificação de todas as crianças beneficiárias e elaboração de fichas individuais preenchidas pelos especialistas e coadjuvado pelo enfermeiro e técnico. Na segunda fase realizou-se sessões de IEC/Palestras nas escolas contempladas junto dos pais e encarregados de educação, onde foi feito esclarecimentos e aconselhamentos. Na última fase (3ª fase) realiza-se consultas com os especialistas, de salientar que as consultas realizadas são individuais nos consultórios dos especialistas e as crianças são sempre acompanhadas dos pais ou encarregados de educação.

Desde a nossa criação temos vindo a abraçar a causa enquanto organização não-governamental, de acção social e sem fins lucrativos. Proporcionar o acesso aos cuidados de saúde para estes alun@s, promovendo a saúde oral e cuidados dermatológicos, satisfaz-nos enquanto organização, porque contribuímos para a melhoria de condição de vida e o aumento do sucesso escolar dos alun@s que por conseguinte reforça-lhes a auto-estima.

 

 

 


Powered by: IT Web Soluções