logo

 




FORMAÇÃO SENSIBILIZAÇÃO SOBRE MATERIA SSR

A VERDEFAM, em parceria com a OAFLA (Organização das Primeiras Damas de África) e a CCSSida, executou uma acção de formação, direccionado a jovens líderes associativos dos diversos concelhos do País e realizou 4 (quatro) sessões de sensibilização destinadas particularmente a homens em matéria de SSR (Saúde Sexual Reprodutiva).

 

 

 

 

A acção de formação para jovens líderes decorreu durante 2 (dois) dias, com a participação de 29 (vinte e nove) jovens. A formação teve como meta capacitar os jovens em técnicas de Abordagem e Aconselhamento permitindo-lhes identificar as situações de risco e vulnerabilidades face ao VIH/SIDA, dotar-lhes de conhecimentos sobre IST, as formas de transmissão, prevenção e tratamento, reforçando em certa medida, o papel de par educador no seio do seu grupo e da própria comunidade.

 

 

 

Quanto às sessões de sensibilização destinadas a homens em matéria de SSR, foram realizadas 2 (duas) na Ilha de Santiago, a primeira em S. Catarina e a segunda na Cidade da Praia. As duas restantes foram realizadas, uma na Ilha de S. Vicente e a outra na Ilha do Sal. O objectivo principal das sessões foi consciencializar, sensibilizar e informar os homens do seu papel na matéria SSR e demonstrar a importância do seu papel junto da mulher, de forma a ter um apoio mútuo nessa matéria. Houve um total de 103 (cento e três) participantes, 23% mulheres e 77% homens.

 

A motivação e o interesse dos participantes demonstram que as informações foram bem transmitidas. Houve bastante inter-acção, entre formadores/formandos e formandos/formandos, com dinâmicas de grupo e participação com muito interesse. Mostraram-se satisfeitos pelos ganhos alcançados e pela possibilidade de poderem replicar os conhecimentos adquiridos nas suas localidades.

 

 


Powered by: IT Web Soluções